O Líder do mundo instável

O líder pelo exemplo.
Ano 180 d.C. até os dias de hoje.

Iniciei este trabalho sem muita clareza sobre QUEM são ou foram nossos líderes.

Homens e mulheres inspiradores, aqueles que marcaram a história e transformaram a realidade do mundo, de uma nação, das pessoas.

Me deparei com inúmeros empreendedores e empresários de sucesso e foi preciso uma análise minuciosa entre líderes, empreendedores, empresários e pessoas de muita expressão.

Líderes do bem : Nelson Mandela, Papa Francisco, Madre Thereza de Calcutá.

Também, como base, considerei importante ter as características que estas pessoas possuem em comum, independente da época que viveram.

“O único dia fácil foi ontem”. Soldado das Forças Armadas USA.

Com esta citação me inspirei. Líderes estão sempre repletos de desafios.

“Na etimologia das palavras foi importante saber o real significado de transformação. Transformar (do latim transformare) significa fazer mudar de forma, de aspecto. Especificando mais a palavra, temos: Trans = através, Formare = dar forma.”

Outra característica em comum foi o exemplo. No filme “O Gladiador” esta característica é nítida e fundamental.

Na luta pela vida a temática principal foi conduzir o propósito que todos tinham em comum engajando os envolvidos nesta missão.

Propósito, engajamento, missão, exemplo.

O líder pelo exemplo constrói resultados estruturados, constrói uma cultura sólida, constrói confiança.

Possui comunicação transparente, criativa, nem sempre audível, mas as mensagens são ouvidas, percebidas com clareza.

Com estes elementos vamos construir o perfil, as características do líder da transformação digital.

O líder da era digital em um ambiente onde impera a competitividade e uma quantidade maluca de informação disponível associada a tecnologia, o detalhe ocupa seu espaço.

“A presença crescente de startups inovadoras, mais ágeis e em busca de realização, deverá ser, durante todo o tempo, considerada.”

Nossos líderes sempre estavam e são acompanhados por “times de alta performance” em busca de melhorias e conquistas contínuas.

No seu papel como líder, o “O Gladiador” tema desta inspiração, conduzia as pessoas unidas pelo mesmo ideal, por almejarem o mesmo lugar a ocupar em suas expectativas de liberdade, de vida e família, comunidade.

A participação de todos é ativa. Líderes são independentes de cargo e/ou experiência. Sem rigidez, ambiente fluido e participativo.

Abertos e construtores de novas experiências e de soluções. O líder guerreiro também luta junto, põe a mão na massa quando preciso, abre espaço para novos comandos.

“O líder da transformação digital não pode ter pensamentos fixos ou pré-conceitos, pois a evolução nessa nova era é construída através de ciclos de experimentações e aprendizagem”.

Aprendizagens contínuas e compartilhadas.

A Inteligência Emocional, a Inteligência Digital e a sua Inteligência, terão foco, como sempre, nas relações interpessoais que advém de todos os tempos.

A palavra de ordem é o engajamento. Todos que estão ou estarão neste novo tempo (digital) que advém de todos os tempos, terão todos sentidos em fornecedores ágeis e competentes, times flutuantes, entregas mutantes e clientes que exigem o desenvolvimento constante.

Até breve!

#olhosquebrilham #inquietandoaordem #headhunterevoce #inovacao

REFERÊNCIAS

ESPINDOLA, Alexandre. Gladiador, liderança. Legendado, dirigido por Ridley Scott e escrito por David Franzoni. Disponível em: <https://www.youtube.com /watch?v=BZQkC6ZnebQ>. Acesso em 13 dev. 2019.

Efigênia Vieira